domingo, 17 de outubro de 2010

Pão e Vinho

3 comentários


Muito se discute acerca da Ceia do Senhor. Assim, não quero debater em relação à Transubstanciação ou à Consubstanciação ou qualquer tema similar. Tenho como único propósito nesta brevíssima meditação resgatar o significado bíblico de celebrarmos a Santa Ceia e, com isto, trazer à tona o sentimento que deve transbordar no coração do cristão quando prova do pão e do vinho.



"Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: "Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim". Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês" (Lc 22:19,20).

Jesus deixa algo claro sobre a Ceia: devemos fazer isso em Sua memória. Logo, se não temos algo para lembrar, celebramos um ritual vazio. Nós precisamos de uma imagem vívida em nossa mente que dê sentido a tal momento. Assim, a pergunta é: o que deve ser recordado em um momento tão solene? Acredito que Cristo nos mostrou especificamente o que devemos lembrar.

Cristo não diz apenas que o pão significa Seu corpo, mas Ele deixa claro que era o “corpo dado em favor de” nós. Foi no corpo de Cristo que nosso pecado foi lançado. Foi na humanidade de Cristo que toda impiedade foi imputada. Foi na carne d’Ele que todo o sofrimento foi consumado. Esse corpo foi entregue por nós e é isso que precisamos lembrar enquanto provamos aquele pão. Assim, sempre que meus dentes trituram aquele pão, eu me lembro do chicote triturando o corpo de Jesus, da cruz, da zombaria, do sofrimento indizível. Acredito que é disto que precisamos lembrar quando tomamos o pão.

O vinho, por sua vez, representa o sangue de Cristo, o qual foi “derramado em favor de” nós, representando a nova aliança. Foi o sangue d’Ele sobre nós que nos salvou do inferno. Foi o sangue d’Ele que nos deu vida. Apenas através daquele sangue nós somos perdoados e redimidos. Assim, quando o vinho é derramado daquele cálice, lembro do sangue que foi derramado do corpo de Cristo. O Sangue que me cobre para a salvação.

Não devemos ter pensamentos vagos sobre a obra de Cristo. Jesus teve Seu corpo partido e Seu sangue derramado de modos específicos. Devemos ter a obra d’Ele em mente quando participamos da Santa Ceia. Se não comermos do pão e bebermos do vinho lembrando a obra d’Ele, não estaremos participando verdadeiramente da mesa do Senhor.

Comentários

3 comentários em "Pão e Vinho"

fabiano disse...
18 de out de 2010 12:00:00

Ótimo post!
Hoje não se lembram ou muitos menos se sabem o significado da Santa Ceia!

É momento de refletirmos, nossas atitudes, falhas, erros e principalmente nossos pecados, pois foi na Cruz, onde nosso Senhor e Salvador levou tudo, ele sofreu por nós!

Deus abençoe

Gabriel Araujo disse...
21 de out de 2010 12:58:00

Essa é a Essência da Santa Ceia! Enquanto comemos o pão lembremos do Corpo de Cristo cruficicado. Quando bebemos o vinho lembremos do sangue sendo derramado naquela cruz do Calvário, e a nova aliança sendo estabelecida!

Deus abençoe.

http://essencia-do-evangelho.blogspot.com/

Marcos Sampaio disse...
22 de out de 2010 22:01:00

Estou conhecendo seu blog hoje. Muito bom! Deus continue abençoando.
Quero aproveitar para divulgar o nosso blog pessoal:

A internet é um espaço precioso onde podemos falar das verdades bíblicas e discutir diferentes pontos de vista!
[ Idéias Protestantes ] é um blog cristão com essa proposta. Sem dispensar a seriedade na defesa do Evangelho, e, sobretudo, longe de se adaptar aos modismos e novidades do Cristianismo de entretenimento, o leitor aqui obterá uma mistura bem balanceada de teologia, cultura, denúncia, cidadania, religião e artigos devocionais. No blog IdéiasProtestantes [http://WWW.marcossampaio.com.br], você fica sabendo da última novidade do absurdário gospel, mas também não falta material para edificação e reflexões sobre a vida cristã.

Ao mesmo tempo queremos encorajar a Igreja de Cristo a sempre estar reformando seus pensamentos, para que cada vez mais honre a Deus e seja consistente com a Sua Palavra; reafirmando que a salvação é pela graça somente, através da fé somente, em Cristo somente,como revelada na Escritura somente, para a glória de Deus somente!

Um forte abraço.
Marcos Sampaio

Se puder nos dar aquela “forcinha” em seu blogroll e/ou parceria:
http://www.marcossampaio.com.br

 

Teologia e Vida © Revolution Two Church theme by Brian Gardner
Converted into Blogger Template by Bloganol and modified by Vinícius M. Pimentel